quinta-feira, junho 03, 2010

Para refletir ....

Todo mundo sofre, todo mundo passa por momentos difíceis na vida. A morte de alguém querido, a perda de um emprego, um amor. Ninguém está livre disso, por mais rico, feliz ou bem apessoado que seja. Mas, numa sociedade cada vez mais pressionada por conceitos como sucesso e competitividade, parece que sofrer virou coisa de fracos.

Vivemos numa ditadura da felicidade, em que é preciso estar sempre de bem com a vida, mesmo que o dia não esteja para euforia. “Na TV, nas revistas, nos anúncios, todos aparecem sorrindo. Criou-se uma espécie de tirania da alegria”, diz o filósofo Emílio Terron, da Associação Palas Athena e do colégio Friburgo, de São Paulo. “Quem não se sente feliz que compre um antidepressivo ou se esconda em casa”.

Com tudo isso, não é de estranhar que tentemos evitar a dor e o sofrimento a todo custo. Seja comprando cartões, fazendo psicoterapia ou conseguindo o maior número de amigos no orkut, aquele site de relacionamentos. Temos de seguir a lei do “seja feliz agora”. Nessa busca incessante pela alegria, colocamos as tristezas embaixo do tapete e nos enchemos de ansiedade, angústia e cobranças. Pouco a pouco, perdemos a noção de que sofrer é normal e pode ser de grande valia, se soubermos lidar com as dificuldades.

                                                           (SALLUM, Erika. “Sem drama” Vida Simples. Edição 23, São  Paulo: Editora Abril, Dezembro 2004, p.22)

2 comentários:

  1. Eti, gostei do seu texto e concordo que nem sempre acordamos alegres e dispostas, mas o que nos difere uns dos outros é o valor que atribuímos a este sentimento em relação a coisas boas que acontecem em nossas vidas. Eu posso dar um valor excessivo a melancolia e tristeza e não dar o devido valor aos momentos de alegria e felicidade, que se valorizados na medida exata poderiam ser estendidos por mais tempo e ainda deixado um suave aroma em nossa alma, uma recordação que traria novamente a sensação de bem estar.
    Querida amiga, amo seu blog, me dá a possibilidade de expressar o que trago guardado na alma. Deixo aflorar em mim uma poeta adormecida...
    Sabes que moras no lado esquerdo do meu peito.
    Mil beijos no teu lindo coração.
    Simone

    ResponderExcluir
  2. Gostei demais de blog..descobri agora lendo o texto acima em uma prova de concurso que estou usando para estudar....Vou passar a visitá-lo a partir de hoje....

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui ....